• Categoria :

Definição e enquadramento

Desde o início dos tempos as pessoas constroem abrigos, casas e edifícios para diferentes finalidades ao longo das suas vidas, da necessidade de sobrevivência ao prazer de aliar tecnologia, utilidade e beleza numa construção. São aspectos como a proteção e apropriação de um determinado espaço que se complementam, formando uma espécie de reino da personalidade humana diante dos outros e do mundo.

Pode-se de certa forma pensar na construção de uma casa como a segunda pele de um indivíduo. Em cada período da história da nossa civilização, a arte de construir foi sendo moldada aos hábitos e costumes daqueles tempos, inclusive nos materiais utilizados e a forma como eram empregues. Muitos desses trabalhos permanecem ainda hoje e são na sua maioria considerados monumentos.

Etimologicamente o termo “arquitetura” tem origem na junção das palavras gregas “arché”, que significa “primeiro” ou “principal”, e tékton, que possui o significado de “construção”. De forma ampla é possível definir a arquitetura como sendo uma intervenção no meio ambiente para satisfazer uma determinada expectativa, de forma a criar novos espaços, e com a intenção de se trabalhar com elementos estéticos. Pode-se também dizer que a arquitetura é uma forma de arte visual, que pretende criar construções em um determinado espaço. O profissional que cria os projetos das construções é o “arquiteto”.

Atualmente para se produzir um projeto de arquitetura é necessário ter em conta regulamentos e directrizes que muitas das vezes são impostos pelas entidades locais ou administrativas.

A Cunha Jorge disponibiliza a todos os seus clientes um serviço diferenciado à medida das necessidades individuais de cada um. Garantimos um acompanhamento dedicado e especializado em todas as fases do processo de desenvolvimento do projeto.

  • Desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais, corporativos e comerciais;
  • Concepção e Estudo do projeto apresentado pelo cliente;
  • Anteprojeto: Proposta de layout com apresentação de conceito arquitetônico;
  • Projeto Executivo de Arquitetura: Projeto detalhado com todas as informações essenciais para execução de uma obra planejada e organizada. Especificações de dimensões, materiais, acabamentos, tabelas quantitativas, cronograma, cortes e vistas arquitetônicas;
  • Perspectiva digital 3D do projeto elaborado;
  • Detalhe técnico dos serviços e fases da execução e descrição das funcionalidades e aplicações práticas e artísticas de todos os elementos essenciais à concepção do projeto;
  • Consultoria, gestão e acompanhamento de obra;
  • Desenvolvimento de projeto de lojas, showrooms e quiosques;
  • Desenvolvimento de projeto executivo para arquitetos e escritórios de arquitetura;
  • Desenvolvimento e apresentação dos projetos administrativos (questões legais).